CAIXA DE AREIA COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO

O jogo de areia foi construído sob os fundamentos da Psicologia de Carl Jung, que “através do trabalho manual criativo na caixa de areia é ativado e posto em movimento não só o corpo do analisando, mas também frequentemente o estado físico do analisando se torna nitidamente visível através dos cenários.” (Ammann, Ruth. 2002)

Considerando que o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica levam em conta o indivíduo em todas as áreas, confrontando-o com aspectos conscientes e outros que podem ter sido “aprisionados”, segundo Alícia Fernandez, pode-se usar esse recurso como possibilidade de conhecimento das condições individuais e, também, como oportunidade do mesmo fazer ressignificações de situações de aprendizagem.

Com essa perspectiva, o psicopedagogo necessita estabelecer relações entre os fundamentos da Psicologia Analítica Junguiana e os específicos da Psicopedagogia, cujo foco é a aprendizagem, considerada de forma abrangente; e, estabelecer a vinculação com o contexto social, em que o indivíduo está inserido.

A intenção de realizar o curso Caixa de Areia como recurso psicopedagógico surgiu do entusiasmo, diante dos resultados encontrados na experiência psicopedagógica clínica; senti necessidade de partilhar com os colegas mais um recurso para possibilitar, aos aprendizes, a identificação das suas condições de aprender e de estratégias para superar obstáculos, corrigir dificuldades como também, preveni-las e otimizar o seu processo de aprendizagem.

O curso propõe uma revisão de fundamentos teóricos, a análise de adaptações do método da Psicologia Analítica Junguiana com os objetivos do trabalho psicopedagógico. A partir daí, torna-se imprescindível a aplicação da prática, buscando adequar às características do caso atendido. As situações são discutidas, visando o aprimoramento do uso da técnica. Vale ressaltar que esse processo continua, mesmo após o término do curso, pois, como psicopedagogos, somos eternos aprendentes.

Maria Angélica Moreira Rocha.

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