Coaching Educacional

1_coaching

C
oaching é um processo de aprimoramento humano e aceleração de resultados utilizado em todo mundo por profissionais e empresas. O processo busca o alcance de metas e objetivos, através do desenvolvimento de capacidades e habilidades emocionais, psicológicas e comportamentais.

Com a efetividade do processo comprovada, hoje inclusive escolas e instituições de ensino têm buscado nesta metodologia um apoio efetivo para desenvolver seus alunos e profissionais.

Mas o que é Coaching Educacional?

É o processo de Coaching voltado ao atendimento das demandas relativas ao ambiente educacional.

Neste sentido, a Stanford University School Of Education, dos Estados Unidos, divulgou um estudo do professor Eric Bettinger e a doutora Rachel Baker, que aponta que estudantes que passaram pelo processo de Coaching, durante sua graduação superior, são mais propensos a permanecer até a conclusão de seus cursos e a fazer pós-graduação.

O estudo aponta ainda que falta a estes estudantes mais informações sobre como ser bem-sucedido na profissão escolhida, e sobre como utilizar o que aprenderam, na prática. É ai que entra o Coaching.

Como o Coaching educacional funciona?

Assim como no processo realizado em outros ambientes, o Coaching Educacional pode ser utilizado no planejamento de carreira e também na escolha da profissão.

Pode ser focado na gestão do tempo, na definição de objetivos e metas, desenvolvimento de habilidades comportamentais, direcionamento assertivo da carreira, autodefesa, num melhor aproveitamento dos estudos e no entendimento da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a graduação.

No âmbito dos docentes e demais colaboradores da escola, o Coaching pode ser aplicado para alinhar os valores, definir a missão de vida dos educadores e na implantação da cultura organizacional da instituição de ensino.

Retorno do Coaching Educacional

Com certeza, ter alunos que não completam suas graduações não é interessante para nenhuma universidade. Neste sentido, na pesquisa realizada em Stanford mostrou outro dado interessante. O processo de coaching se mostrou mais rentável dentre as iniciativas implantadas pelas instituições de ensino, superando até mesmo, a ajuda financeira.